A comunicação eficiente de Bolsonaro para 30% dos eleitores

Publicado por

Por que a comunicação de Bolsonaro funciona, ao menos para os 30% dos seus eleitores?

Hipótese.

Bolsonaro utiliza uma lógica de guerra. A compreensão ou a aplicação desse método é bastante simples.

Na lógica da guerra, não há espaço para o meio termo, para a troca, para qualquer tipo de diálogo ou dúvida. Os campos são bem definidos e não sobrepostos. Há, portanto, o “nosso grupo” e o grupo inimigo. O primeiro é do bem, o segundo, não.

Esse divisão moral estrutura toda ação. Mas ela não se dá por automatismos. O eleitor precisa associar essa estrutura a conteúdos “objetivos”. Estrutura e conteúdos se retroalimentam.

Bolsonaro oferece, portanto, além de um modelo mental entre o bem e o mal, razões de luta para seus seguidores.

Surgem aí os fantasmas, isto é, as crenças que ele alimenta discursivamente: o risco comunista, a degeneração da família, os inimigos da Pátria, a mídia manipuladora, as instituições que não o deixam trabalhar, o corrupção dos valores da vida e da vida política.

Em uma situação de profunda descrença com a política e seus partidos tradicionais, esse conteúdo de natureza moral soa como um bálsamo. A lógica do bem contra o mal justifica-se quase que num passe de mágica. É preciso combater; é preciso se defender.

Bolsonaro não inventa esse método, muito menos os conteúdos dessas crenças. Ambos já existiam, mas faltava alguém que personificasse abertamente o método e, claro, fosse capaz de vocalizar as crenças do imaginário do cidadão comum. Faltava também um eleitor profundamente desacreditado. Faltava ainda uma tecnologia de comunicação direta e instantânea.

Entre as crenças listadas, tem uma com forte poder de reforço. Ao disseminar que a mídia manipula e o persegue, Bolsonaro fecha os ouvidos e mentes do seu público. A imprensa faz parte do grupo inimigo, portanto, não tem conteúdo que ela divulgue que produza qualquer efeito dissuasivo. Fecha-se o circuito.

Por isso que você ainda vai ouvir muito por aí que o tratamento preventivo do Covid existe sim, “a mídia é que esconde”. Ou mesmo que governadores e prefeitos escondem as vacinas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s