Como ler pesquisas de intenção de voto fora do período eleitoral

Publicado por

As pesquisas de intenção de voto fora do período eleitoral podem criar certa confusão. Alguns motivos:

1) “Se a eleição fosse hoje e estes fossem os candidatos, em que você votaria?” Essa pergunta estimula uma resposta sem um elemento essencial em qualquer eleição: campanha eleitoral.

2) Sem campanha não temos candidatos oficiais, nem comunicação eleitoral (Quem são os candidatos? O que pensam? O que pretendem? Como avaliam os adversários? E a imprensa, o que tem a dizer sobre os competidores?)

3) Pesquisas de intenção de voto hoje, sem campanha, sinalizam mais a popularidade dos “candidatos” e, nesse caso, com mais precisão sobre o presidente. Ele tem cobertura mais intensa da imprensa, tem mais instrumentos para estimular sua popularidade do que seus adversários

4) Faça um exercício. Imagine uma campanha eleitoral em andamento, com candidatos definidos e comunicação de campanha de fato em curso, além da cobertura da imprensa. As intenções de voto se manteriam exatamente como vemos hoje nas pesquisas sem campanha? Provavelmente não.

5) O eleitor decide fazendo comparativos entre perfis, propostas, imagens, narrativas. Se ele pouco sabe quem são os adversários (popularidade baixa), ele tende a lembrar de quem mais se fala hoje (popularidade alta). Se avalia positivamente, dirá que votaria em fulano.

6) Sem campanha, não há informação suficiente sobre os competidores, especialmente os adversários de Bolsonaro. Não há ou há pouco comparativo para ser feito sobre os “candidatos”.

7) Diante disso, sou contra pesquisas de intenção de voto hoje sem campanha? Não. Informação sobre popularidade ajuda na construção de estratégias de candidatos e partidos. Sou apenas favorável a uma leitura ponderada dos resultados. Não basta dizer “se a eleição fosse hoje”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s