O grau de entusiasmo das redes dos candidatos a presidente no FB

Publicado por

No post que tratou da distribuição das redes no Facebook dos cinco principais candidatos a presidente da República, vimos que Jair Bolsonaro tem tido um desempenho maior que os demais competidores. Sua rede no FB ocupa uma posição central com mais engajamentos que os demais candidatos. Outra característica é a baixa interação da sua rede com as redes dos outros participantes.

Como as redes são influenciadas por muitos e diferentes tipos de engajamentos, por exemplo, um “like”, em tese, deveria ter um peso diferente de um “compartilhamento”, calculei aqui o que chamo de “indicador de entusiasmo das redes” desses candidatos.

Esse indicador não exclui completamente os ruídos que existem no total de engajamentos. Imagine, por exemplo, que um usuário que interagiu com um post de Bolsonaro tenha tido uma reação negativa, mas no sentido de concordar com o conteúdo apresentado pelo candidato.

Esse é um tipo de ruído difícil de filtrar, mas, por hipótese, tendo a achar que essa forma de reação seja em menor escala. Essa hipótese basei-se no fato de que os dez últimos post publicados pelos cinco candidatos, neste momento da campanha, foram no sentido de empolgar suas redes com conteúdos sobre suas trajetória, viagens e posicionamentos sobre temas políticos do que sobre críticas diretas a outros participantes ou tema específico. Apenas Lula apresentou um post de crítica.

Se considerado o total de engajamentos, dos dez últimos posts extraídos até 16/12, temos a seguinte distribuição. Bolsonaro tem uma soma de 257 mil engajamentos, o que o coloca bem a frente dos demais candidatos. Mas o FB considera como engajamentos a soma dos compartilhamentos + comentários + reações, independentemente do tipo de comentário, bem como do tipo de reação.

Painel 1 (17)

No meu caso, excluí os comentários, porque muitos deles podem ser de críticas de usuários de outras redes. Também filtrei as reações que podemos considerar como positivas e aquelas que classifico como negativas. Nesse caso, o “indicador de entusiasmo” pode ser um dado interessante de analisarmos porque sugere o quanto uma rede está disposta a disseminar mensagens positivas dos candidatos. O indicador de entusiasmo significa “a diferença entre as ações positivas e as ações negativas dividida pelo total dessas ações”. As ações positivas são os compartilhamentos + reações de amei + reações de wow. Já as ações negativas representam as reações de raiva + reações de tristeza.

acoes

Com esse cálculo, o indicador varia entre -1 e +1. Quanto mais próximo de +1, mais a rede apresenta um entusiasmo positivo, quanto mais próximo de -1, mais a rede apresenta baixo entusiasmo. Como disse, esse indicador não elimina todos os ruídos, também não considera os comentários que, a meu ver, operam muito mais como engajamentos positivos e negativos para dentro da própria rede.

O indicador de entusiasmo tenta capturar não apenas os compartilhamentos, como também as reações positivas dos usuários com a própria rede, sem focar no intenso debate entre aqueles que comentam os posts. Talvez mais para frente, crie uma forma de também mensurar o entusiasmo considerando os comentários.

Por agora, os dados indicam que Bolsonaro tem uma rede mais entusiasmada, seguida por Marina, Alckmin, Ciro e Lula. Repare que o indicador manteve Bolsonaro na liderança, repetindo a performance do total de engajamentos, mas provoca mudanças significativas no restante do grupo. Marina, Alckmin e Ciro estão logo atrás, e Lula vai para última posição. Repare também que as diferenças entre os candidatos é menor quando comparamos apenas com o total de engajamentos considerados pelo FB.

Painel 2 (7)

O indicador de entusiamos de Lula é afetado principalmente pelo post em que ele divulga um vídeo de um comício “contra os retrocessos na Educação em Piracicaba”. Uma análise muito geral do post indica que o conteúdo mobilizou os seguidores que se dividiram com fortes críticas ao candidato, bem como mensagens de apoio a Lula. Embora o saldo positivo tenha sido maior, o volume de reações negativas superou a média dos seus dez posts considerado nesse levantamento. 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s