O discurso da nova Procuradora-Geral

Publicado por

A nova procuradora-geral da República, Raquel Dodge, tomou posse hoje em substituição ao procurador Rodrigo Janot. No seu discurso, Dodge utilizou 1,446 palavras, das quais 595 foram palavras únicas.

Se excluirmos “Ministério Público”, que aparece 20 vezes no discurso, as palavras mais citadas pela nova procuradora foram “Constituição”, com 14 menções, e “não”, com 9.   “Corrupção” aparece em terceiro lugar com 7 citações no discurso de Dodge, seguida de “nação”, que foi mencionada 6 vezes.

download (2)

Na maior parte das vezes, a palavra “Ministério Público”, em lilás no gráfico abaixo, foi mencionada em frases próximas que apresentavam a palavra “Constituição”. Em outros momentos, o MP foi citado em trechos próximos a “não” e “corrupção”. Essas são as associações mais fortes de palavras no discurso da procuradora.

download (5)

Uma outra forma de visualizar a associação de palavras mais usadas é em um gráfico de rede. Esse tipo de gráfico cria os links com as palavras mais correlacionadas e também os grupos dessas associações. No gráfico abaixo, é possível observar que “corrupção”, “não”, “crimes” e “constituição” pertencem ao mesmo grupo de palavras.

download (11)

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s